19.3.10

Pieter Brueghel (Luta entre Carnaval e Quaresma)


Pieter Brueghel, o velho (ca 1525-1569) Luta entre Carnaval e Quaresma óleo sobre madeira de carvalho (1559)  Wien Kunsthistorisches Museum Gemäldegalerie
Pieter Brueghel, o jovem (1564-1638) Luta entre Carnaval e Quaresma óleo sobre madeira de carvalho  Bruxelles Musées Royaux des Beaux-Arts
Ivan Nikolaevich Kramskoy (1837-1887) Jesus Cristo medita no deserto óleo sobre tela (1872) Moscovo Galeria Tretyakov

Os pintores mostram o seu misticismo numa época em que ocorria a Reforma Protestante nos Países Baixos antes da sua independência da Espanha.
Carnaval
Mostram um período do ano em que se ultrapassavam os limites do quotidiano; os excessos provenientes da euforia alcoólica, da desordem por ela provocada e das sátiras sociais, como a do magistrado com uma pá na mão. Abria com a procissão dos leprosos ou gafos, ainda muito numerosos. Como as mulheres não participavam os homens fantasiavam-se de velhas, bruxas e prostitutas. A 3ª feira Gorda surge na figura dum homem montado num barril de cerveja, com chapéu de galo e espeto de carne numa das mãos.
Quaresma
Do latim quadragésima, significa os 40 dias em que Jesus Cristo passa no deserto em meditação, penitência e jejum. Transportam-no para os 40 dias de preparação e reflexão que antecedem a Ressurreição de Jesus Cristo. Os pintores mostram os domingo de de Ramos e dos Cegos e a austeridade e ordem com que os sacerdotes católicos se preparam para viver a Quaresma.
Estas pinturas estão muito para além do aspecto estritamente religioso: são o contraponto entre a vida sem nexo e as sociedades que só sobrevivem quando organizadas num espírito de tolerância e progresso espiritual, económico e social. 

No comments:

Post a Comment