9.4.10

Touros na mitologia grega (Teseu)

Teseu, cujo significado seria 'o que se deita no solo', nascera de Etra e Egeu, rei mítico de Atenas. Minotauro, filho de Pasífae, mulher de Minos de Creta e do touro branco de Poseidão. Para poder estabelecer o relacionamento desejado Dédalo colocou Pasífae dentro duma vaca artificial (Pausanias; Description, VII, 4, 5).

Anónimo 'Dédalo apresenta a vaca artificial a Pasífae'-fresco-séc. I Pompei-Casa dei Vetii
Segundo Diodoro Siculo (Biblioteca, IV, 72. 2) o Minotauro tornou-se selvagem e devastou a ilha até ser capturado por Héracles que o levou para a Grécia onde Teseu o matou.


George Frederick Watts (1817-1904) 'Minotauro'-óleo sobre tela-(1885) London-Tate Gallery
Na versão de Ovídio (Metamorfoses, VIII, 155) Minos encarregou Dédalo de elaborar um labirinto inextrincável, conjunto de corredores complicados, alguns sem saída e cruzamentos múltiplos. No centro colocou o Minotauro, que se alimentava de carne humana, e a mãe. Com ajuda do fio de Ariadne conseguiu localizar o Minotauro e sair depois de o matar. 


Grupo de Londres B 174-ânfora ática-figuras negras-ca 540 aC-'lado A-Teseu ataca o Minotauro munido de punhal' Paris-Musée du Louvre (F 33)


Pintor Codros kylix ático-figuras vermelhas-Vulci-(430-420 aC) medalhão interior 'Teseu com punhal ataca touro de Maratona'  London-British Museum (BM E 84)

No comments:

Post a Comment