9.5.10

Dolce far niente (agradável não fazer nada)

No que respeita ao desenvolvimento económico, cultural e outros colocaram os seres humanos em : primeiro mundo, segundo mundo, terceiro mundo. Para muitos acrescento o 'outro mundo'.
Esta aldeia global encontra-se situada na encruzilhada entre a decadência do primeiro mundo e a ascensão do segundo. O acesso a bens alimentares, à saúde e a outros elementos básicos está longe de se encontrar assegurado para todos.
O direito ao trabalho não passa de mito urbano. A maquinaria e os robots substituíram muito do trabalho árduo de camponeses e operários fabris. Não são as máquinas que escravizam os seres humanos são eles que se tornam dependente delas como o fazem em relação às drogas, álcool, tabaco.
Há que reserve o futuro da humanidade para o trabalho intelectual. Será o regresso ao Paraíso perdido, ou 'dolce far niente'.


Lawrence Alma Tadema (1852-1909)-'Jovem a descansar' ou 'dolce far niente'-óleo sobre tela-1882  Colecção particular 


William Holman Hunt (1827-1910)-'Dolce far niente'-1860 e 1866-óleo sobre tela  Colecção particular 


John William Godward (1861-1922)-'Não fazer nada' ou 'Dolce far niente'-óleo sobre tela-1897 e 1904  Colecção particular 


Daniel Ridgway Knight (1839-1924)-'Dolce far niente'-óleo sobre tela  Colecção particular

1 comment:

  1. Feito com seriedade e rigor o "trabalho intelectual" nada tem a ver com o 'dolce far niente', pois dá... muito trabalho!

    ReplyDelete