3.6.10

Caça (hunting)

Na Europa a caça foi uma necessidade para matar a fome de populações famintas, actualmente é um desporto caro destinado a abater espécies cada ano mais raras. Nas décadas de 30 e 40 do séc. XX havia em Portugal caçadores profissionais e homens que andavam de terra em terra a comprar peles de coelho ou lebre com destino às oficinas de chapelaria. Nos dias de hoje estes animais praticamente só existem nas reservas de caça e raramente se vê um homem de chapéu. De quando em vez havia, nessa época, caçadas organizadas aos lobos que, por escassez de alimento, atacavam os rebanhos de cabras e ovelhas que dormiam no campo ao relento. Matavam as raposas que, pelas mesmas razões, desciam aos povoados para saciarem o apetite nos galinheiros. Mais tarde organizaram montarias com o aparecimento de javalis, a pretexto de destruírem culturas. A mixomatose posta a circular a partir da horta dum biólogo francês por volta de 1955 destruiu os coelhos selvagens por toda a Europa.


Anónimo-'Ashurbanipal, king of Assíria (668-627 a C), hunting onagers with attendants' -relief alabaster, Nineveh Palace (North) London-British Museum

Anónimo-'King John of England (1167-1216) hunting'-miniature-(1300-1400) London British Library (illuminated Manuscript-Ms Cott. Claud. DII, folio 116)

Pieter Brueghel, the Elder (ca 1525-1569)-'hunters in the snow or the return of the hunters'-oil on panel-1737 Wien-Kunsthistorisches Museum (Gemäldegalerie)

Frans Snyders (1579-1657)-'wild boar hunt'-oil on canvas Firenze-Galleria degli Uffizi

Jean François de Troy (1679-1752)-'Le repas de chasse'-huile sur toile Paris-Musée du Louvre

No comments:

Post a Comment