Os antigos gregos tinham o culto da beleza física e intelectual. Por ocasião de certas festividades faziam concursos de várias modalidades atléticas.
Em honra de Apolo, deus oracular, efectuavam em Delfos, a 900 metros de altitude, corridas de carros durante os Jogos Píteos.
Os jogos mais conhecidos realizavam-se, de 4 em 4 anos, junto ao santuário de Zeus em Olímpia, no sul do Peloponeso. Era igualmente um festival religioso e atlético.
As esculturas e a cerâmica da época mostram os atletas e as práticas desportivas a que se dedicavam. As moedas indicam os desportos mais notáveis nas cidades que as cunhavam.
Euphronios (potter), Onésimos (painter)-attic-red-figure-cup-Vulci-(520-490 aC) interior 'rider' Paris-Musée du Louvre (G 105)
Eufrónios (ceramista), Onésimos (pintor)-interior 'Athlet'-kylix-attic-red figures-Vulci-ca 490 aC Paris-Musée du Louvre (G 291-G 298)
Onésimos (Maler)-'die drei wichtigsten Sportarten des Fünfkampfes' 'pentathlon with three athletes'-attischen-rotfigurigen-kylix-Vulci-ca 490 aC München-Staatliche Antikensammlungen 2637
Grupe-E-'hoplitodromos (Waffenlauf)'-attischen-schwartzfigurigen-Halsamphora-Vulci-550 aC aC München-Staatliche Antikensammlungen 1471
Peintre d'Antyphon-'jeune athlete portant des sauts. En arrière-plan, un sac contenant un disque et des javelots'-interieur-kylix-attique-figures rouges-Vulci-ca 490 aC aC München-Staatliche Antikensammlungen 2635
31.5.10
30.5.10
Povo Cigano ou Rom (Roman people)
O filólogo alemão Johann Christian Rüdiger (1751-1822), catedrático da Universidade de Halle baseou-se em provas linguísticas para levantar a hipótese sobre a origem indiana (Punjab, Rajastão) da etnia dos Rom. As provas genéticas efectuadas com Búlgaros, Bálticos e Valacos mostraram que 50% dos cromossomas Y (Y Chromosomes) e ADN mitocondrial (mitochondrial dna) pertence ao haplogrupo (haplogroup) vulgar na Ásia Central e Meridional.
No final do I Milénio da nossa Era atravessaram o planalto do Irão e os Sintos chegaram à Europa Central (Hungria, Áustria, Boémia) por volta do séc. XII. Os povos da diáspora europeia falam diversos dialectos, um deles o Romani, muito próximo das línguas indo-europeias. Essencialmente nómadas caminham em Kumpánia ou conjunto de famílias dos mesmos subgrupos (Sintos, Caló, e outros). Não possuem religião própria. Conservam a sua identidade cultural (dança, música, narrativa). Sofreram graves problemas de intolerância sobretudo: anos de 1550 e 1780; morreram cerca de 250 mil durante o domínio do Nacional-Socialismo, nomeadamente no campo de concentração de Belzec na Polónia.
Serão 12 a 15 milhões na Europa, dos quais 10 milhões na União Europeia e 40 mil em Portugal.
Romani migrations-Europa
Persecution nazi
Diebold Schilling der Ältere (ca 1445-1485)-'first arrival of Gypsies outside the city of Bern' 'erstes Ercheinen von Roma vor der Stadt Bern'-miniature-1485 in Getouften Heiden (baptized heathens) Amtliche Spiezer Chronik
Jan Brueghel, the Elder (1568-1625)-'gathering of Gypsies in wood'-oil on panel Madrid-Museo del Prado
Yevgraf Semenovic Sorokin (1821-1892)-'Spanish roman people'-oil on canvas-1853
No final do I Milénio da nossa Era atravessaram o planalto do Irão e os Sintos chegaram à Europa Central (Hungria, Áustria, Boémia) por volta do séc. XII. Os povos da diáspora europeia falam diversos dialectos, um deles o Romani, muito próximo das línguas indo-europeias. Essencialmente nómadas caminham em Kumpánia ou conjunto de famílias dos mesmos subgrupos (Sintos, Caló, e outros). Não possuem religião própria. Conservam a sua identidade cultural (dança, música, narrativa). Sofreram graves problemas de intolerância sobretudo: anos de 1550 e 1780; morreram cerca de 250 mil durante o domínio do Nacional-Socialismo, nomeadamente no campo de concentração de Belzec na Polónia.
Serão 12 a 15 milhões na Europa, dos quais 10 milhões na União Europeia e 40 mil em Portugal.
Romani migrations-Europa
Persecution nazi
Diebold Schilling der Ältere (ca 1445-1485)-'first arrival of Gypsies outside the city of Bern' 'erstes Ercheinen von Roma vor der Stadt Bern'-miniature-1485 in Getouften Heiden (baptized heathens) Amtliche Spiezer Chronik
Jan Brueghel, the Elder (1568-1625)-'gathering of Gypsies in wood'-oil on panel Madrid-Museo del Prado
Yevgraf Semenovic Sorokin (1821-1892)-'Spanish roman people'-oil on canvas-1853
29.5.10
Loucura (remove stones of madness and demons: medieval psychotherapies)
Na opinião de Platão em Fedro (244a) «as maiores bênçãos chegam-nos por via da loucura se esta for um dom divino». No seu tempo era algo de ignominioso.
Distinguiu 4 tipos de loucura (id. 265a): profética, a proveniente de Apolo, prometia segurança; ritual ou mistérica, a ligada a Dioniso, oferecia liberdade; poética, a difundida pelas Musas; erótica, a comunicada por Eros e Afrodite.
Para Heródoto (VI, 68) a loucura de Cleomenes, de origem alcoólica, encontra-se vinculada a Dioniso; enquanto a de Cambises (III, 33) tem origem na epilepsia. Por esta altura (séc. aC) não se distinguiam as duas situações. Hipócrates (460-377 aC) escreveu sobre a epilepsia e chamou-lhe morbo sacro. Incluiam ainda a esquizofrenia devido às manifestações de delírio e perda de contacto com a realidade.
Na Idade Média e início da Renascença os charlatães procediam a pequenas cirurgias para "extracção ou corte da pedra da loucura" da cabeça dos endemoninhados.
Hieronimus Bosch (ca 1450-1516)-'the cure of folly, the stone cutting, extracting the stonemadness', 'die Steinoepration, entfernung der Wahnsinnstein'-oil on wood-(1475-1480) Madrid-Museo del Prado
Jan Sanders van Hemessen (ca 1500-ca 1566)-'the surgeon: the etone-cutter'- oil on panel-(ca 1555) Madrid-Museo del Prado
Pieter Brueghel, the Elder (ca 1525-1569)-'cutting out the stone of madness or an operation on the head'-oil on canvas Saint Omer (France)-Musée de l'Hôtel Sandelin
David Teniers, the Younger (1610-1690)-'surgical extratio of stones nof madness'-oil on canvas
David Teniers, the Younger (1610-1690)-'surgical operation on a man's head (fool's stone)'-oil on wood Madrid-Muso del Prado
Distinguiu 4 tipos de loucura (id. 265a): profética, a proveniente de Apolo, prometia segurança; ritual ou mistérica, a ligada a Dioniso, oferecia liberdade; poética, a difundida pelas Musas; erótica, a comunicada por Eros e Afrodite.
Para Heródoto (VI, 68) a loucura de Cleomenes, de origem alcoólica, encontra-se vinculada a Dioniso; enquanto a de Cambises (III, 33) tem origem na epilepsia. Por esta altura (séc. aC) não se distinguiam as duas situações. Hipócrates (460-377 aC) escreveu sobre a epilepsia e chamou-lhe morbo sacro. Incluiam ainda a esquizofrenia devido às manifestações de delírio e perda de contacto com a realidade.
Na Idade Média e início da Renascença os charlatães procediam a pequenas cirurgias para "extracção ou corte da pedra da loucura" da cabeça dos endemoninhados.
Hieronimus Bosch (ca 1450-1516)-'the cure of folly, the stone cutting, extracting the stonemadness', 'die Steinoepration, entfernung der Wahnsinnstein'-oil on wood-(1475-1480) Madrid-Museo del Prado
Jan Sanders van Hemessen (ca 1500-ca 1566)-'the surgeon: the etone-cutter'- oil on panel-(ca 1555) Madrid-Museo del Prado
Pieter Brueghel, the Elder (ca 1525-1569)-'cutting out the stone of madness or an operation on the head'-oil on canvas Saint Omer (France)-Musée de l'Hôtel Sandelin
David Teniers, the Younger (1610-1690)-'surgical extratio of stones nof madness'-oil on canvas
David Teniers, the Younger (1610-1690)-'surgical operation on a man's head (fool's stone)'-oil on wood Madrid-Muso del Prado
28.5.10
Pedintes (Beggars)
Depreende-se das provas arqueológicas que os seres humanos foram recolectores de alimentos antes de se sedentarizar-se. A instalação em local fixo e o desenvolvimento tecnológico levaram ao aparecimento de profissões diferenciadas e à organização das sociedades rurais e urbanas.
Para a organização social foram encontradas várias formas e projectos de organização social numa tentativa de excluir o problema da pobreza e da mendicidade. O problema sempre ficou por solucionar por parte dos governantes.
Neste mundo global as sucessivas crises financeiras arrasaram diversas economias e sistemas e a exclusão social ficou por resolver. A pobreza e os pedintes são cada vez mais. É difícil encarar tanta miséria.
Pieter Brueghel, the Elder (ca 1525-1569)-'the beggars'-oil on wood-1568 Paris-Musée du Louvre
Sébastien Bourdon (1616-1671)-'the beggars'-oil on wood-(1635-1640) Paris-Musée du Louvre
Giacomo Cerutti (1698-1767)-''two beggars-oil on canvas-(1730-1734) Brescia-Pinacoteca Civica Tosio-Martinengo
Rembrandt Harmeszoon van Rijn (1606-1669)-'beggars receiving alms at the door of a house'-etching and drypoint-1648 Amsterdam-Rijksmuseum
Ivan Tvorozhnikov (1848-1919)-'a beggar boy with basket'-1876 Kozimodemiansky- Museum
Para a organização social foram encontradas várias formas e projectos de organização social numa tentativa de excluir o problema da pobreza e da mendicidade. O problema sempre ficou por solucionar por parte dos governantes.
Neste mundo global as sucessivas crises financeiras arrasaram diversas economias e sistemas e a exclusão social ficou por resolver. A pobreza e os pedintes são cada vez mais. É difícil encarar tanta miséria.
Pieter Brueghel, the Elder (ca 1525-1569)-'the beggars'-oil on wood-1568 Paris-Musée du Louvre
Sébastien Bourdon (1616-1671)-'the beggars'-oil on wood-(1635-1640) Paris-Musée du Louvre
Giacomo Cerutti (1698-1767)-''two beggars-oil on canvas-(1730-1734) Brescia-Pinacoteca Civica Tosio-Martinengo
Rembrandt Harmeszoon van Rijn (1606-1669)-'beggars receiving alms at the door of a house'-etching and drypoint-1648 Amsterdam-Rijksmuseum
Ivan Tvorozhnikov (1848-1919)-'a beggar boy with basket'-1876 Kozimodemiansky- Museum
27.5.10
Picnic (remember the past)
A palavra parece ter partido no séc. XVIII do francês pique-nique (Origines de la langue française de ménage) donde passou ao inglês pic-nic.
Os povos europeus faziam refeições ao ar livre em locais aprazíveis como margens dos rios, florestas, relvados, praias. Nessa altura tinham consciência que eram pobres e não dependiam de crédito fácil para sentir-se ricos. As famílias participantes saiam a pé ou nos transportes da época e levavam consigo o farnel destinado a ser repartido porque quem o desejasse. Hoje existem parques de merenda onde os indivíduos ou as famílias menos abastadas ingerem magra ou farta refeição.
Jean-Antoine Watteau (1684-1721)-'les champs elysées'-huile sur toile-(1716-1719) London-Wallace collection
Édouard Manet (1832-1883)-'Das Frühstück im Grünen (Freien)'-öl aul Leinwand-1863 Paris-Musée d'Orsay
Claude Oscar Monet (1840-1926)- 'déjeuner sur l'herbe a Chailly (avec la presence de Jean Frédéric Bazile et Jean-Desiré-Gustave Courbet)'-huile sur toile-(1865-1866) Moscow-Pushkin Museum
Pablo ..Ruiz y Picasso (1881-1973)-'lancheon on the gras, after Manet 1861'-oil on canvas Lucerne-Galerie Rosengart
James Joseph Tissot (1836-1902)-'Holyday (the picnic)'-oil on canvas-1876 London-Tate Gallery
Os povos europeus faziam refeições ao ar livre em locais aprazíveis como margens dos rios, florestas, relvados, praias. Nessa altura tinham consciência que eram pobres e não dependiam de crédito fácil para sentir-se ricos. As famílias participantes saiam a pé ou nos transportes da época e levavam consigo o farnel destinado a ser repartido porque quem o desejasse. Hoje existem parques de merenda onde os indivíduos ou as famílias menos abastadas ingerem magra ou farta refeição.
Jean-Antoine Watteau (1684-1721)-'les champs elysées'-huile sur toile-(1716-1719) London-Wallace collection
Édouard Manet (1832-1883)-'Das Frühstück im Grünen (Freien)'-öl aul Leinwand-1863 Paris-Musée d'Orsay
Claude Oscar Monet (1840-1926)- 'déjeuner sur l'herbe a Chailly (avec la presence de Jean Frédéric Bazile et Jean-Desiré-Gustave Courbet)'-huile sur toile-(1865-1866) Moscow-Pushkin Museum
Pablo ..Ruiz y Picasso (1881-1973)-'lancheon on the gras, after Manet 1861'-oil on canvas Lucerne-Galerie Rosengart
James Joseph Tissot (1836-1902)-'Holyday (the picnic)'-oil on canvas-1876 London-Tate Gallery
26.5.10
Vida além da morte (afterlife or life after death)
No Egipto, Grécia e Roma e noutras culturas e religiões anteriores ao Cristianismo existia a ideia da existência de vida para além da morte física e que a mesma se processava num lugar imaterial ou espiritual. No séc. VIII aC Homero descrevia a Nekyia (encontro com as sombras dos mortos) no canto XI. No séc. I Virgílio na Eneida menciona a descida de Eneias aos Infernos na companhia da Sibila de Cumas a partir do lago Averno.
Anónimo-'Guide to the afterlife for the custodian of property of the Amon Temple Amonemwidje with symbolic illustration concerning the dangers in the underworld'-Papirus (P 3127) Berlin-Altes Museum
Dolon painter-'Odysseus consulting de shade of Tiresias'-calix krater-(red-figured)-Lucanian-ca 380 aC Paris-Bibliothèque Nationale de France (Cabinet des Médailles- De Ridder 422)
Pintor de Schaukel-'Nekyia (no Além): o rancoroso Ajax, Persefone observa Sisifo a rolar o seu rochedo'-ânfora-ática-figuras negras-Vulci-ca 530 aC München-Staatliche Antikensammlungen (1494)
Luca Giordano (1643-1705)-'Die Barke des Charon, der schlaf der Nacht und Morpheus'-Fresken-(1684-1686) Firenze-Palazzo Medici-Riccardi
Jan Brueghel der Ältere (1568-1625)-'Äneas mit der Sibylle nin der Unterwelt'-öl kupfer-1600 Wien-Kunsthistorisches Museum Gemäldegalerie
Anónimo-'Guide to the afterlife for the custodian of property of the Amon Temple Amonemwidje with symbolic illustration concerning the dangers in the underworld'-Papirus (P 3127) Berlin-Altes Museum
Dolon painter-'Odysseus consulting de shade of Tiresias'-calix krater-(red-figured)-Lucanian-ca 380 aC Paris-Bibliothèque Nationale de France (Cabinet des Médailles- De Ridder 422)
Pintor de Schaukel-'Nekyia (no Além): o rancoroso Ajax, Persefone observa Sisifo a rolar o seu rochedo'-ânfora-ática-figuras negras-Vulci-ca 530 aC München-Staatliche Antikensammlungen (1494)
Luca Giordano (1643-1705)-'Die Barke des Charon, der schlaf der Nacht und Morpheus'-Fresken-(1684-1686) Firenze-Palazzo Medici-Riccardi
Jan Brueghel der Ältere (1568-1625)-'Äneas mit der Sibylle nin der Unterwelt'-öl kupfer-1600 Wien-Kunsthistorisches Museum Gemäldegalerie
25.5.10
Jogo de reis e rainhas (game of kings, king of games)
O xadrez, jogo de índole recreativa e competitiva, necessita dum tabuleiro quadrangular de 8x8 casas alternadamente brancas e pretas e de dois competidores. Não é um jogo de azar porque necessita de estratégia e táctica. Cada jogador dispõe de 8 peças de diferentes formatos e 8 peões que se movimentam de modos diferentes. A sua finalidade é obter xeque-mate ao rei.
Encontra-se extremamente divulgada a variante que surgiu na Europa pelo séc. XIV. As partidas disputa em competições de amadores e profissionais.
Encontra-se extremamente divulgada a variante que surgiu na Europa pelo séc. XIV. As partidas disputa em competições de amadores e profissionais.
Maler der Grabkammer der Nefertari-'Nefertari (1298-1235 v. Chr.) playing senet'-painting Theben Grabmal der Königin
Anónimo-'roi jouant aux échecs'-miniature en parchement-vers 1320 in Jacques de Cessoles; Liber de moribus hominum tradution de jean de Vignay Paris-BNF (Manuscrits fr. 1166)
Anónimo-'Arthur playing chess'-miniature en parchement-(1370-1380) in Rusticien de Pise; Guiron le Courtois Paris-Bibliothèque Nationale de France (Ms n.a.f. 5243, fol. 3v)
Meister der Mannessichen Liederhandschrift- 'Schachspiel Otto IV', 'Otto IV, Margrave of Brandenburg plays chess with his wife Hedwig von Holstein'-wasserfarben, pergament-um 1320 Heidelberg-Universitätbibliothek
Hans Muelich (1515-1573)-'Albert V Bavaria and Ana of Austria his wife'-oil on canvas-1552
24.5.10
Romeu e Julieta (Romeo and Juliet)
A rivalidade odiosa entre famílias, terminada em tragédia entre filhos que se amam, aparece como tema na antiguidade. Ovídio nas Metamorfoses conta a história de Píramo e Tisbe. Na obra Il Novelino (1476) de Masuccio Salernitano surge a história de Mariotto e Gianozza. No final do séc. XVI aparecem as obras inglesas de William Painter e Arthur Brooke em que William Shakespeare se baseou em 1597.
Participam duas importantes famílias de Verona: Capuletos (Julieta) e Montéquios (Romeu). O franciscano Frei Lourenço, confidente de Romeu, procura a reconciliação e casa secretamente os dois jovens. Impossibilitado de conseguir qualquer alteração de comportamento fornece a Julieta um frasco de tóxico causador temporário de algidez (provavelmente poção de flores de giesta). Romeu acredita que a sua amada morreu e ingere veneno fornecido por um boticário. Julieta ao acordar mata-se com o punhal de Romeu.
Ford Madox Brown (1881-1893)-'Romeu e Julieta na varanda'-óleo sobre tela-1870 Wilmington-Delaware Art Museum
Francesco Hayez-'the last kiss'-oil on canvas-1823 Tremezzo-Villa Carlotta
Johann Heinrich Füssli-' Romeu am Totenbett der Julia'-öl auf Leinwand-1809 Basel-Privatsammlung
Fredrich Leighton (1830-1896)-'the reconciliation of the Montagues and Capulets over the dead bodies of Romeo and Juliet'-oil on canvas-1854 Decatur (Georgia)-Agnes Scott College
Frank Bernard Dicksee (1853-1928)-'Romeo and Juliet'-oil on canvas-1884 Southampton-City Art Gallery
Participam duas importantes famílias de Verona: Capuletos (Julieta) e Montéquios (Romeu). O franciscano Frei Lourenço, confidente de Romeu, procura a reconciliação e casa secretamente os dois jovens. Impossibilitado de conseguir qualquer alteração de comportamento fornece a Julieta um frasco de tóxico causador temporário de algidez (provavelmente poção de flores de giesta). Romeu acredita que a sua amada morreu e ingere veneno fornecido por um boticário. Julieta ao acordar mata-se com o punhal de Romeu.
Ford Madox Brown (1881-1893)-'Romeu e Julieta na varanda'-óleo sobre tela-1870 Wilmington-Delaware Art Museum
Francesco Hayez-'the last kiss'-oil on canvas-1823 Tremezzo-Villa Carlotta
Johann Heinrich Füssli-' Romeu am Totenbett der Julia'-öl auf Leinwand-1809 Basel-Privatsammlung
Fredrich Leighton (1830-1896)-'the reconciliation of the Montagues and Capulets over the dead bodies of Romeo and Juliet'-oil on canvas-1854 Decatur (Georgia)-Agnes Scott College
Frank Bernard Dicksee (1853-1928)-'Romeo and Juliet'-oil on canvas-1884 Southampton-City Art Gallery
23.5.10
Alexandre Magno (356-323 aC) Alexander of Macedon
Em grego Mégas Aléxandros (Ϻέϒαϛ Άλέξανροϛ), era filho de Filipe II da Macedónia e de Olímpia de Épiro. Teve Aristóteles como perceptor,por isso o seu interesse pela ciência. Foi rei aos 20 anos após assassinato de seu pai.
Venceu os Trácios na batalha de Carts (336 aC). Conquistou a Grécia. Antes de partir para a Ásia Menor consultou o Oráculo de Delfos (335 aC). A sua grande vitória depois da passagem do Helesponto foi a batalha junto do rio Granico (Maio 334 aC).
Jean Léon Gérôme Ferris (1863-1930)-'Aristotle tutoring Alexander'- drawing -1895
Jean André Castaigne (1861-1929)-'Battle of Carts in the thacian pass'- drawing
Jean André Castaigne
(1861-1929)-'Alexander coercing the Delphian Oracle'- drawing
Charles Le Brun (1619-1690)-'Battle of Granicus'-drawing-1893 in Encyclopédie Larousse Illustré
Charles Le Brun (design)-Louis Licherie (cartoon)- 'Battle of Granicus'-tapestry-Workshop of Jean Jans the younger at the Manufacture Royale des Gobelins, Paris (1680-1687) Wien-Kunsthistoriches Museum
Venceu os Trácios na batalha de Carts (336 aC). Conquistou a Grécia. Antes de partir para a Ásia Menor consultou o Oráculo de Delfos (335 aC). A sua grande vitória depois da passagem do Helesponto foi a batalha junto do rio Granico (Maio 334 aC).
Jean Léon Gérôme Ferris (1863-1930)-'Aristotle tutoring Alexander'- drawing -1895
Jean André Castaigne (1861-1929)-'Battle of Carts in the thacian pass'- drawing
Jean André Castaigne
(1861-1929)-'Alexander coercing the Delphian Oracle'- drawing
Charles Le Brun (1619-1690)-'Battle of Granicus'-drawing-1893 in Encyclopédie Larousse Illustré
Charles Le Brun (design)-Louis Licherie (cartoon)- 'Battle of Granicus'-tapestry-Workshop of Jean Jans the younger at the Manufacture Royale des Gobelins, Paris (1680-1687) Wien-Kunsthistoriches Museum
22.5.10
Alegorias (allegories) (allegorie)
Do grego (αλλοϛ) allos ou outro e agoreuein (αγορϵυϵιν) ou falar publicamente. Neste caso não se trata de forma retórica de linguagem escrita mas da que se dirige ao sentido da visão.
As imagens englobam figurações como metáfora, símbolo, alegoria, esta última criada por intermédio duma relação analógica. Aqui qualquer conceito abstracto pode ser expresso através de imagem corrente. As fábulas e parábolas são aplicações alegóricas das quais se extrai sentido moral.
Giovanni Francesco Barbieri, dito il Guercino (1591-1666)-'Alegoria da pintura e da escultura'-óleo sobre tela-1657 Roma-Galleria Nazionale d'Arte Antica (Palazzo Barberini)
Filipino Lippi (1457-1504)-'Allegorie der Musik'-tempera auf Holz-1504 Berlin-Gemäldegalerie
Peter Paul Rubens (1577-1640)-'Allegory of the blessings of peace'-oil on canvas-(1629-1630) London-National Galery
Jacob Jordaens (1593-1678)-'Allegory of Fertility'-oil on canvas-c. 1623 Bruxelles-Musées Royaux des Beaux-Arts
As imagens englobam figurações como metáfora, símbolo, alegoria, esta última criada por intermédio duma relação analógica. Aqui qualquer conceito abstracto pode ser expresso através de imagem corrente. As fábulas e parábolas são aplicações alegóricas das quais se extrai sentido moral.
Giovanni Francesco Barbieri, dito il Guercino (1591-1666)-'Alegoria da pintura e da escultura'-óleo sobre tela-1657 Roma-Galleria Nazionale d'Arte Antica (Palazzo Barberini)
Filipino Lippi (1457-1504)-'Allegorie der Musik'-tempera auf Holz-1504 Berlin-Gemäldegalerie
Peter Paul Rubens (1577-1640)-'Allegory of the blessings of peace'-oil on canvas-(1629-1630) London-National Galery
Jacob Jordaens (1593-1678)-'Allegory of Fertility'-oil on canvas-c. 1623 Bruxelles-Musées Royaux des Beaux-Arts
21.5.10
Prometeu (Prometheus)
Do grego prometeus (Προμηϴϵύϛ), que significa 'antevisão', era um Titã filho de Jápeto e de Ásia ou Clímenes, filha de Oceano e Temis.
O seu mito surge em 'Os trabalhos e os dias' de Hesíodo (séc. VIII aC). Atribuiram-lhe a criação dos animais, assim como a Epineteu, seu irmão. Epineteu destinou-lhe diversos atributos como: coragem, força, rapidez, sagacidade.Não escolheu nenhum para o homem que acabara de fabricar de barro. Prometeu enalteceu-o ao roubar para ele o fogo até aí pertença de Zeus. Este ordenou a Hefesto que acorrentasse Prometeu e o colocasse no ponto mais alto do Cáucaso onde diariamente uma águia ou um corvo lhe devorariam o fígado.
Este renovar-se-ia automaticamente e o castigo devia prolonga-se por 30.00 anos, mas de acordo com Ésquílo (séc. V aC) Héracles, findos os seus 12 trabalhos, libertou-o e substituiu-o pelo centauro Quíron.
Simboliza a revolta contra os deuses; o roubo do fogo será a busca incessante do conhecimento humano.
Dick von Baburen (ca 1595-1624)-'Hefestos acorrenta Prometeu'-óleo sobre tela-1623 Amsterdam-Rijksmuseum
Gustave Moreau (1826-1898)-'Prometeu agrilhoado'-óleo sobre tela-1868 Paris-Musée Gustave Moreau
Jacob Jordaens (1593-1678)-'Águia devora o fígado de Prometeu'-óleo sobre tela-ca 1640 Köln-Wallraf-Richartz Museum
Christian Griepenkerl (1839-1912)-'Prometeu libertado por Héracles'-óleo sobre tela
O seu mito surge em 'Os trabalhos e os dias' de Hesíodo (séc. VIII aC). Atribuiram-lhe a criação dos animais, assim como a Epineteu, seu irmão. Epineteu destinou-lhe diversos atributos como: coragem, força, rapidez, sagacidade.Não escolheu nenhum para o homem que acabara de fabricar de barro. Prometeu enalteceu-o ao roubar para ele o fogo até aí pertença de Zeus. Este ordenou a Hefesto que acorrentasse Prometeu e o colocasse no ponto mais alto do Cáucaso onde diariamente uma águia ou um corvo lhe devorariam o fígado.
Este renovar-se-ia automaticamente e o castigo devia prolonga-se por 30.00 anos, mas de acordo com Ésquílo (séc. V aC) Héracles, findos os seus 12 trabalhos, libertou-o e substituiu-o pelo centauro Quíron.
Simboliza a revolta contra os deuses; o roubo do fogo será a busca incessante do conhecimento humano.
Dick von Baburen (ca 1595-1624)-'Hefestos acorrenta Prometeu'-óleo sobre tela-1623 Amsterdam-Rijksmuseum
Gustave Moreau (1826-1898)-'Prometeu agrilhoado'-óleo sobre tela-1868 Paris-Musée Gustave Moreau
Jacob Jordaens (1593-1678)-'Águia devora o fígado de Prometeu'-óleo sobre tela-ca 1640 Köln-Wallraf-Richartz Museum
Christian Griepenkerl (1839-1912)-'Prometeu libertado por Héracles'-óleo sobre tela
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